segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sortidas...(18 jun)

Troféu bonito, hein!?
Troféu - Ano passado quando disse que a vida política de Grossos é uma grande comédia (leia AQUI) não imaginava que os 'humoristas' da cidade iam levar tão a sério esse comentário. Eles estão superando todas as expectativas. Veja o caso do PC do B local tentanto indicar o vice da chapa governista. Um primor de atuação que coloca o partido na dianteira da disputa pelo Troféu Revelação na categoria maior mico político do ano. 

Risível - O processo de escolha do vice de Alexandre (PSB) está me saindo melhor que a encomenda. É até aqui o capítulo mais burlesco da novela sucessória grossense. Com destaque para o assédio dos comunistas sobre o prefeito, essa história será passada a limpo no blog, momento em que também falaremos da decadência da esquerda nativa e o grande triunfo dos políticos conservadores do município.

O primeiro depois de todo mundo - O PC do B grossense é a primeira das últimas opções do governismo para fechar a dupla que concorrerá à sucessão do prefeito. Isso ficou claro depois que Emílio rompeu com a base aliada e Cíntia Sonale declinou do convite para ser a vice de Alexandre (PSB). Mesmo com o caminho aparentemente 'livre', Cateca não consegue ser confirmado na majoritária, o que denota resistência do grupo à indicação do seu nome. Bem que o vereador poderia ter poupado a si e os seus eleitores de situação tão constrangedora.

Furando a fila - E enquanto os comunistas esperam pacientemente pela sua vez, o PR local pede passagem, furando a fila para tentar emplacar na chapa governista um nome ligado ao presidente da Câmara Municipal. O acordo, no entanto, esbarra na vontade do deputado João Maia, que agora é rosalbista de carteirinha e não quer ver o seu partido selando união com o PSB de Vilma de Faria.

Ela também aderiu à paralisação
Vacas em greve - Depois que a 'Rosa' assumiu o poder no estado nem o programa do leite funciona mais a contento. Em Grossos, mais precisamente no bairro Coqueiros, os beneficiários do programa já sabem o até motivo da distribuição irregular do produto: as vacas potiguares também entraram em greve!

O cidadão resolve - Há alguns dias conversei com um senhor mossoroense que precisava de um laudo a ser emitido pelo ITEP. O órgão estatal avisou que o documento só estaria disponível depois de 30 dias. O cidadão então quis saber o porquê da demora e os servidores alegaram (pasmem!) falta de tinta na impressora. O popular até se ofereceu para recarregar os cartuchos por conta própria, mas seu pedido foi negado. Inconsolado, ele foi orientado pelas pessoas que o atenderam a denunciar a situação na imprensa local como única maneira de apressar sua solicitação. Lamentável.

Alguém 'adote' a governadora - É por essa e outras razões que a gestão Rosalba Ciarlini está em queda livre na preferência popular. Sua rejeição, que na grande Natal está perto dos 80%, também é crescente na região oeste do estado. Duvido muito que este ano o palanque da 'Rosa' em Grossos fique tão abarrotado como na campanha de 2010. Ninguém vai querer queimar o próprio filme defendendo um governo tão reprovado pela população.

Defina esse tipo de aliança.
Palavras ao vento - “Fui sondado três vezes. Mas descarto completamente a possibilidade de ser vice da deputada Larissa Rosado (PSB).”Essa declaração foi feita pelo ex-reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, em meados do mês passado quando ainda defendia a candidatura própria do PT a prefeitura de Mossoró. Hoje o petista está contente e satisfeito ao lado da filha de Sandra Rosado, e o seu maior problema é deletar da memória dos eleitores o seu discurso de poucos dias atrás.

Política é isso. Isso o quê? Muitos tentam revestir essa mudança repentina de Josivan Barbosa com certa naturalidade. É tudo 'normal', eles dizem, porque a política é dinâmica, faz parte do 'jogo', é assim mesmo. A flexibilidade das convicções é regra num mundo onde a política virou 'isso': um pronome indefinido, uma coisa inominável. Portanto, o que aconteceu com o PT de Mossoró não é obra da Política, mas da falta dela.

Possibilidade zero - Na entrevista relâmpago concedida ao blog, o ex-prefeito João Dehon (PMDB) afirmou que não existe possiblidade de compor a chapa com Enilson (DEM). A dúvida veio à tona por conta de um suposto desejo de Carlos Augusto e Rosalba de vê-los no mesmo palanque novamente. Contudo, João negou a existência de qualquer pressão nesse sentido vinda da governadoria.

Adesão gratuita - Na mesma conversa, o peemedebista também foi questionado sobre os termos do acordo que resultou no apoio do PDT a sua pré-candidatura. Segundo ele, os pedetistas não exigiram nada em troca da aliança, nem mesmo espaço político num provável governo, o que convenhamos é uma versão singela demais para esses tempos de barbárie política.

3 comentários:

leal disse...

Muito boa, a greve da vaca! Os demais, deixe acontecer para ver.

Professor Ronaldo Josino disse...

É amigo Lenin, criticar sem conhecer o contexto interior (não a aparência) de como se encontra o PC do B ou seus objetivos em um futuro próximo é muito fácil e por vezes irresponsável.
Para quem está de longe só a “espiar”, essa postagem é um primor, para quem está vivendo a realidade dentro do grupo e acompanha cada passo, essa postagem é uma afronta.
Mas no entanto tudo bem, é compreensivo quando se sabe que estas postagem foram feitas com muito esmero por uma pessoa que escreve em quatro paredes só ouvindo o que dizem e não conversa em absoluto com os integrantes do PC do B, pois caso ouvisse os comunistas de Grossos, certamente a postagem seria outra.
Desculpe a franqueza. Ah, não estou falando como blogueiro.
Ronaldo Josino.

Unknown disse...

Seus comentários e informações, Lênin, representam maior mediocridade de quem ousa ser um comentarista político. Quem é você para julgar a tática política do PCdoB neste momento eleitoral? Você procurou saber o motivo pelo qual o partido tomou essa postura política? Você domina a estratégia que integra a atuação deste partido no âmbito do Estado burguẽs?Quem lhe passou a informação de que o PCdoB estava mendigando a vice? Este é um partido que honra o compromisso coletivo e as decisões da unidade partidária. A Direção Municipal de Grossos estava apenas querendo o cumprimento do que a base de apoio, a qual fazem parte, decidiu no curso das discussões. E quem te disse que se o PCdoB indicasse a vice, esse partido saia de cena. A trajetória deste partido demonstra até hoje que ele não é apenas um instrumento político de expediente eleitoral ,Mas sim,da luta constante do povo brasileiro, mesmo sem cargos constitucionais. Quando você for cometer outra insensatez dessa dimensão, procure outras fontes! é bom você saber que sua postura irresponsável e a do seu pai comprometeu, mesmo você sendo indiferente, o processo de negociação do partido, pois vocês são parentes dessas figuras que vocês criticam. E pergunto: O que Cateca e o PCdoB fez contra vocês? pelo que eu sei, o seu pai foi convocado pelo PCdoB de Icapuí para assumir a direção da rádio, mas o mesmo faz questão de se embriagar em Grossos detonando um partido que valoriza o seu potencial artístico. E você, meu caro jovem, aprenda a respeitar as diferenças e compreender os interesses que estão distantes de sua maturidade política.