segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entrevista relâmpago

Vapt-vupt.

No sábado passado(09/06) o ex-prefeito João Dehon (PMDB) visitou amigos e correligionários no bairro Coqueiros e, por acaso, acabou entrando no QG do blog situado na referida localidade. Numa rápida sabatina, o peemedebista afastou a possibilidade de figurar na lista do TCE/RN.

Quanto ao Tribunal de Contas da União, que também divulgará uma relação de políticos 'fichas sujas' nos próximos dias, João mostrou-se otimista. Disse que o seu problema naquela Corte tem a ver com a não prestação de contas de um recurso administrado ainda no seu governo. Segundo o pré-candidato, a dificuldade maior em comprovar os gastos com essa verba era justamente a obtenção de documentos arquivados na Prefeitura de Grossos.

Todavia, ele garantiu que essa situação estava sanada e a documentação faltante, obtida há cerca de 20 dias mediante requerimento escrito à Prefeitura, já foi até encaminhada para análise do órgão competente. Ao ser indagado se haveria tempo para evitar a inclusão do seu nome na tão esperada lista do TCU, o ex-mandatário afirmou que as provas apresentadas a seu favor teriam efeito suspensivo, o que o impediria de ser relacionado entre os 'fichas sujas' pelo colegiado de ministros.

Nota do blog 1: Uma pergunta: se a Prefeitura não liberava os documentos supostamente por motivação política, por que então os disponibilizou justamente agora quando poderia prejudicar ainda mais o pré-candidato? Das duas uma: ou o governo estava convencido de que o peemedebista não teria mais tempo de reverter o quadro desfavorável ou foi obrigado a ceder devido à nova Lei de Acesso à Informação, que está em vigor desde meados do mês passado.

Nota do blog 2: Já havíamos adiantado neste espaço que a tal lista do TCE não tem o poder de tornar inelegível, ao menos de forma automática, os políticos que dela farão parte (veja aqui). No entanto, cumpre chamar atenção para a relação a ser divulgada pelo TCU. De acordo com o blog de Anna Ruth Dantas, esta sim pode gerar consequências mais imediatas às pretensões políticas dos ex-gestores públicos.

Nenhum comentário: