segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sortidas...(04 jun)

Todos os caminhos levam ao DEM - Não tem jeito. A população de Grossos está convencida de que a maior obra do Governo do Estado na cidade é a insegurança no município. Quem não está gostando nada disso é o pré-candidato a prefeito Enilson Fernandes (DEM). Até aqui, ele vem suportando sozinho o alto custo político do (des) governo Rosalba na pequena urbe, o que lhe tem prejudicado haja vista pretender disputar a Prefeitura este ano.

O começo do fim -  De um atento observador da política grossense ouço que o vereador Cateca (PC do B) está em maus lençóis. Explico: o comunista está prestes a compor a chapa majoritária governista e isso, claro, o impede de seguir um caminho mais promissor para o seu futuro político, que seria o da renovação de mandato. Caso realmente as especulações se confirmem, o nobre edil verá o fim precoce de sua trajetória antes mesmo dela se consolidar.

Na cova dos leões - O único parlamentar do PC do B de Grossos está a um passo do precipício. Falta pouco pra ele cair na cova dos leões e ver o seu projeto político dilacerado. Custo a acreditar que ele ainda não se deu conta disso... 

Vice é vice - Certa vez o blogueiro Carlos Santos disse que vice enquanto expectativa de poder já não vale nada, e que vice de um representante de família tradicional na política, no caso os Rosado, valia menos ainda, ou seja, menos do que nada! Penso que o raciocínio do jornalista também se aplica à realidade grossense.

A lista - Até amanhã deve sair a tão esperada lista dos políticos "ficha suja" a ser divulgada pelo TCE-RN. Em Grossos a expectativa recai sobre a presença ou não do nome de João Dehon na tal relação. A julgar pela fala do advogado César Leonez, que esteve presente no último encontro do PMDB na cidade, o ex-prefeito deve sim figurar na lista. O causídico não afastou a inexistência de pendências do pré-candidato junto ao Tribunal, pelo contrário as reconheceu. Contudo, apresentou a linha de defesa a ser trabalhada, qual seja, a ausência de dolo e a descaracterização de suposta improbidade administrativa.

Trocando em miúdos -  Os advogados do peemedebista vão tentar demonstrar que não houve intenção por parte dele de lesar o erário municipal. Essa tese leva em conta o fator subjetivo do agente público e só será derrubada caso existam provas cabais do cometimento de suposta infração.

Lembrete - É sempre bom ressaltar o seguinte: a relação dos políticos do TCE(Tribunal de Contas do Estado) não é decisão definitiva do TRE(Tribunal Regional Eleitoral). São órgãos distintos, muito embora a Lei da Ficha Limpa os tenha aproximado. Sendo assim, o parecer desfavorável da Corte de Contas dificulta o registro futuro de candidatura, porém não acarreta inelegibilidade automática.

E as bombas? - Elas são a única certeza dessa história toda. Amanhã ou hoje ainda, não sei, os fogos explodirão no céu de Grossos independentemente de quem esteja na temida lista do Tribunal.

4 comentários:

Prof. Patrício disse...

Ótimas postagens, imparciais, sensatas e inteligentes. Muitas pessoas de Grossos deveriam lê este blog. Parabéns camarada Lenin.

Lênin Tierra disse...

Obrigado, Patrício. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a participar da construção dessa página. Se possível envie para o email do blog textos de sua autoria ou de outros autores os quais queira compartilhar. A temática é livre. O convite se estende a quem mais tiver interesse. Grande abraço e até a pŕoxima postagem.

Unknown disse...

Sinceramente, não sei que mal há no fato do vereador Cateca pleitear a composição da chapa com o PSB;o PCdoB, legitimamente, tem sido um aliado de primeira hora do governismo, ademais são partidos que constroem a nível nacional uma aliança e me parece uma tática eleitoral acertada com vistas a aumentar a infuência eleitoral do PCdoB, tática eleitoral que aliás a historia tem mostrado o acerto da mesma, construida a partir da eleição de 2004 e que culminou com a eleição do companheiro em 2008.

Anônimo disse...

oi amigo Lênin Tierra quanto tempo faz que eu não tenho postado mais noticias, vamos comessar novamente, estou praparando uma , se não fosse trágica seria cômica.
Um abraço.
Do amigo Pedro Augusto